O processo do DNI

A imagem do barril mínimo dá uma boa ideia do que o processo do DNI irá abordar em sua igreja. A Pesquisa DNI mostra que cada igreja no mundo vai "escoar" as bênçãos de Deus a partir da área que é menos desenvolvida naquela igreja (a tábua menor na imagem). Não importa quanto tempo, dinheiro ou talento seja investido na igreja, vai continuar a escoar, a menos que o ponto mais baixo seja melhorado. No DNI chamamos essa tábua menor de "fator mínimo".

Para identificar e melhorar seu fator mínimo, estes são os passos...

1. Entre em contacto com seu Parceiro Nacional DNI para solicitar uma conta neste site, para fazer quaisquer outras perguntas que você possa ter e para obter informações sobre preços.

2. Uma vez que tenha sua conta no site da pesquisa, você será capaz de conduzir o perfil de sua igreja. Isso envolve o envio de convites dos questionários on-line para seus participantes do perfil (ou, se preferir, o fornecimento de formulários em papel para alguns participantes do perfil). Para resultados mais precisos, você deverá convidar tantas pessoas quanto possível (até um máximo de 30), e todas elas devem...

  • ter algum tipo de tarefa regular na igreja, E
  • estar envolvidas em algum tipo de grupo pequeno na igreja, E
  • frequentar os cultos em sua igreja

3. Ao receber as respostas de seus participantes, você poderá imediatamente produzir os resultados do seu Perfil DNI. Tendo identificado os pontos fortes da sua igreja e comemorado por eles, sua atenção, em seguida, deve se dirigir ao fator mínimo. Isso pode ser feito com a ajuda de seu Parceiro Nacional do DNI e uma série de guias e ferramentas disponíveis nesse momento.

4. Logo após suas discussões a respeito dos resultados iniciais, você será capaz de começar a agir de acordo com os tipos de planos de ação simples que mais provavelmente trarão progresso. O ideal é começar com os principais influenciadores em sua igreja, provavelmente os responsáveis pelos pontos fortes, e que também precisarão carregar uma responsabilidade maior para com o fator mínimo. Como o seu fator mínimo geralmente é baixo porque não recebeu tanta atenção quanto outras áreas da vida da igreja, você pode esperar começar a ver sinais de progresso muito rapidamente se essas áreas começarem a receber atenção consistente, assim como o restante da vida da igreja continua recebendo.

5. Uma vez que você tenha começado a ver alguns sinais claros de progresso e perceba que houve mudanças na saúde e cultura de sua igreja, repita o perfil. Isso permitirá que você acompanhe seu progresso (mesmo em áreas nas quais não esteja enfocando especificamente), identifique se existe um novo fator mínimo que necessita de atenção, bem como irá lhe mostrar se existem pontos de atrito cultural de longo prazo que exigirão um esforço mais concentrado para serem transformados.

A terra por si mesma frutifica... Marcos 4.28

Depois de uma série de ciclos de pesquisa você verá sinais claros de como sua igreja está administrando o tempo, o dinheiro e os talentos que lhe são dados de maneiras muito mais frutíferas... e tudo isso acontecendo sem ter que interromper a vida da igreja ou tentar, de repente, levá-la em uma direção completamente diferente. Em vez disso, você começará a experimentar o crescimento "por si só" sobre o qual Jesus falou em Marcos 4.26-28 e que tem em mente para a sua igreja.

Como não há nenhuma necessidade de fazer qualquer pré-estudo para participar da pesquisa e iniciar o processo, você pode achar úteis ferramentas como os vídeos introdutórios, O ABC do DNI ou Realce as cores do seu mundo com o DNI para dar aos membros da equipe, que podem precisar saber mais antes de se comprometerem. Além dessas ferramentas, não deixe de entrar em contato com seu Parceiro Nacional do DNI para esclarecer qualquer dúvida que possa ter, ou para começar.

Igrejas fazendo planos simples com grandes resultados

DNI... Estamos apenas começando

Find out more

Please enter your details below and one of our support team members will get back to you within 48 hours.
Please enter your email address so that we can respond to your enquiry (your email address will not be used for any other purpose).
Optional (your phone number will not be used for any other purpose).
If you were to take the NCD Church Survey, in which language would your congregation be most comfortable completing it?
Feel free to tell us something about your current context, your church or your ministry that might help us best know how to serve you.